15 lugares para conhecer no interior de São Paulo
A rotina agitada na capital paulista tem tirado seu sono e você precisa de um descanso urgente? Descubra 15 lugares para conhecer no interior de São Paulo ao lado de amigos, familiares ou sozinho(a) e escape, por um momento, da vida inquieta da metrópole!
Interior de São Paulo: lugar de experiências únicas
A capital paulista é conhecida pelo seu corre-corre diário. Seja no trânsito congestionado, nas grandes filas e até na distância entre bairros, participar dessa rotina pode desencadear aquele cansaço. Nesse caso, a busca por uma rotina mais amena tende a ser uma saída. Pensando nisso, vale a pena lembrar que o interior de São Paulo esconde um belo segredo: há destinos turísticos cativantes para o lazer e descanso aos quem precisam.
Com centenas de municípios, o estado vem oferecendo experiências para todos os gostos, desde as escapadas em meio à natureza ou até práticas para as devidas férias em família. O fato é: o turismo no interior paulista cresce exponencialmente e sua beleza é tão diversa que surpreende até os mais experientes viajantes.
Sendo assim, reunimos 15 cidades imperdíveis fora da agitação paulistana para um lazer único. Ah, e todas elas acessíveis a partir da própria capital. Aprecie o nosso guia e se deslumbre com essas maravilhas que encantam além dos limites da metrópole!
Águas de Lindóia: o encanto das águas termais a aproximadamente 2h30 de São Paulo

Águas de Lindóia
Destino perfeito para quem busca o bem-estar. Considerada uma das melhores cidades do mundo em hidroterapia (graças às águas minerais de poder curativo), Águas de Lindóia é ainda um paraíso para os amantes da natureza e do ecoturismo, com suas belas paisagens. Uma delas é o Morro Pelado, ponto panorâmico acima dos 1.400m de altitude. A praça Adhemar de Barros, outro cartão-postal, encanta pela tranquilidade. E para os fãs de automobilismo, o encontro anual de carros antigos é um evento imperdível.
Serra Negra: ampla beleza natural no interior de São Paulo

Serra Negra
Localizada na Serra da Mantiqueira, Serra Negra é um verdadeiro refúgio. Conhecida como ‘Cidade Saúde’, tornou-se famosa pelas propriedades medicinais de suas águas minerais, atraindo visitantes de todo o país. Possui ainda vários pontos turísticos, dentre eles o Teleférico, o Pico da Fonseca e a Disneylândia dos Robôs. Para os amantes das compras, o comércio é forte em roupas de couro e malhas, além dos produtos artesanais de laticínios. Ou seja, Serra Negra combina bem-estar, lazer e gastronomia num só destino.
Águas de São Pedro: renove as energias a 2h30 de São Paulo

Águas de São Pedro
Também famosa pelas fontes de águas termais, a charmosa Águas de São Pedro é perfeita para quem busca um reduto para relaxar. Seus spas e fontes terapêuticas, por exemplo, são reconhecidos nacionalmente. Considerado o menor município paulista, há diversos atrativos para serem explorados, como o Jardim Sensorial, onde os visitantes têm um contato mais íntimo com a natureza. Já o Museu Gustavo Teixeira e a Casa do Escultor são obrigatórios para os amantes da cultura. Na culinária, destaca-se o famoso ‘Peixe na Telha’. Ou seja: é um lugar que combina diversas opções turísticas.
Atibaia: clima agradável a apenas 1h da capital

Atibaia
Deseja respirar um ar mais puro? Atibaia é o destino! Conhecida pelo clima agradável, o destaque fica para sua qualidade do ar. A Pedra Grande, principal ponto turístico, tornou-se o local ideal para os amantes do ecoturismo. Lá é possível fazer trilhas, voo livre e apreciar uma vista panorâmica única. O Parque Edmundo Zanoni é outro destaque. A cidade também é famosa pela Festa das Flores e Morangos. Não deixe de provar os pratos à base da fruta, como fondues e tortas. Atibaia é a fuga perfeita da correria de São Paulo.
Socorro: natureza exuberante a aproximadamente 2h de São Paulo

Socorro
Conhecida como ‘Cidade da Aventura’, Socorro oferece uma variedade de atividades: rafting, tirolesa, rapel e trilhas são algumas opções. Além disso, as belas cachoeiras e rios cristalinos são perfeitos para banhos revigorantes e momentos de relaxamento. Na área urbana e arredores da Praça da Matriz, é possível apreciar construção antigas, lojas de artesanato e cafés aconchegantes. A gastronomia local merece destaque pelos pratos da culinária caipira. Ah, e não deixe de visitar a Feira Permanente de Malhas, onde são encontrados vestuários de alta qualidade a preços acessíveis!
Cunha: desconectando de São Paulo a apenas 3h da capital

Cunha
Tranquila, a cidade é ideal para quem busca se reconectar com a natureza e relaxar em meio às paisagens deslumbrantes. Repleta de montanhas, cachoeiras e trilhas, em Cunha os amantes de ecoturismo e aventura terão muito a explorar. A cidade também abriga uma rica cultura histórica, com igrejas, praças e construções antigas. Cunha é ainda famosa por sua produção de cerâmica artesanal. Andando pelos arredores é possível visitar ateliês e conhecer o trabalho dos artistas locais. Experiência única, onde a arte, a natureza e história se encontram.
Barra Bonita: 4h da capital para desfrutar do turismo fluvial

Barra Bonita
Há uma razão para que Barra Bonita seja conhecida como ‘Pérola o Tietê’: o local é um verdadeiro paraíso do turismo fluvial. Tendo o lendário Rio Tietê como cenário principal, há como desfrutar de passeios de barcos, mergulhos e pescarias, tudo isso em águas cristalinas, o oposto da capital. A cidade possui ótima infraestrutura para receber turistas, com hotéis, restaurantes e diversas opções de lazer. Passeios guiados levam os visitantes à grandiosa e imponente usina hidrelétrica. Portanto, tenha a certeza: Barra Bonita é um destino perfeito para relaxar, de atmosfera tranquila e acolhedora.
Boituva: superando limites e voando pelos céus a 1h30 de São Paulo

Boituva
Os aventureiros de plantão podem se preparar para conhecer a ‘Capital do Paraquedismo’. Boituva oferece infraestrutura completa para saltos de paraquedas inesquecíveis, proporcionando a sensação de liberdade aliada à adrenalina. Além disso, a cidade é famosa pelos incríveis passeios de balão de ar quente, permitindo ao turista flutuar acima das nuvens e apreciar vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Seja para um aventureiro destemido ou para aqueles que buscam novas experiências turísticas, Boituva é o destino perfeito no interior de São Paulo para tais desafios na superação de limites.
Itu: histórias e exageros a aproximadamente 1h da capital

Itú
Itu é conhecida pela rica história e suas demasias em algumas construções espalhadas pela cidade. Além de preservar um valioso patrimônio arquitetônico, com belos imóveis coloniais e praças charmosas, Itu apresenta objetos gigantes que adornam suas ruas, como orelhões e chaleiras, além de uma réplica do relógio de sol. Tais elementos extravagantes são um marco da cidade e atraem a curiosidade de visitantes. Mas há diversos outros atrativos, como a Casa Imperial e o Museu da Energia. Na gastronomia, não deixe de experimentar o ‘Pão de Itu’, iguaria irresistível e parte da tradição culinária.
Pedra Bela: 2h separam São Paulo desse belíssimo local

Pedra Bela
Em Pedra Bela encontra-se uma das maiores tirolesas das Américas, com 1.800m de extensão. Ou seja, adrenalina pura numa velocidade média de 97 km/h. E mais: a cidade possui duas notáveis cachoeiras (Boca da Mata e Antônio Souza), além de corredeiras instagramáveis. Opções de rapel não faltam para os visitantes que optam por desbravar Pedra Bela. Aliás, uma das mais icônicas formações rochosas da Mantiqueira é a Pedra do Santuário, com uma formosa igreja no topo. Há também a Pedra Maria Antônia, que foi local de vigília na época da Revolução Constitucionalista.
Joanópolis: 2h e você se depara com grandes reservas nativas

Joanópolis
Já ouviu falar na ‘Capital do Lobisomem’? Pois ela existe e se chama Joanópolis. A cidade possui uma das maiores reservas de mata nativa do estado e é um atrativo no interior de São Paulo. E é em meio a essas florestas e vilas que as lendas sobre a criatura surgiram, espalhando-se ao pé da Serra da Mantiqueira. Aliás, num dos principais atrativos, a Cachoeira dos Pretos,fica a famosa Casa do Lobisomem. Toda a localidade é uma APA (Área de Proteção Ambiental) com ampla infraestrutura para visitação. A história da cachoeira é remetida a uma família portuguesa, Preto de Oliveira, o que deu origem ao nome do bairro e à queda d’água.
Ribeirão Preto: vibrante capital do interior de São Paulo a 4 horas da capital

Ribeirão Preto
Ribeirão Preto é fascinante! Por ser uma cidade universitária, possui ampla vida noturna. É uma das regiões mais prósperas do estado. Devido a isso, é conhecida como a Califórnia brasileira. O clima quente, tão comum o ano todo, assinala o famoso e saboroso chope gelado. Aliás, a cidade conta com diversos bares e cervejarias renomadas. E as opções gastronômicas são muitas. Sua vida cultural é outra característica singular, com seus museus e galerias de arte, além dos teatros que garantem espetáculos oriundos de outras cidades. Ou seja, ali se entrelaçam sabores, diversidade cultural e momentos inesquecíveis.
Jaguariúna: 2h de São Paulo para conhecer uma das maiores festas de rodeio do país

Jaguariúna
Jaguariúna segue intocável no Mapa do Circuito Nacional de Rodeios e já realiza o evento há mais de 20 anos. Próxima a Campinas, tem sido um ótimo destino turístico para quem desbrava o interior. O centro cultural da cidade abriga a antiga estação ferroviária. Restaurado, do local sai o passeio de Maria-fumaça. Jaguariúna também é conhecida pelos parques e praças. Portanto, vale as visitas ao Parque dos Lagos (com seus pedalinhos e jardins), Parque Linear (com academias ao ar livre, corredor ecológico, ciclovia) e a Praça dos Imigrantes (homenagem aos povos italianos e portugueses).
Monte Alegre do Sul: o icônico circuito das águas no interior de São Paulo

Monte Alegre do Sul
Próxima a Serra Negra, Monte Alegre do Sul também se qualifica pelo clima bastante agradável. Na região, os visitantes podem se beneficiar com a ampla presença de suas águas, tanto para relaxamento quanto para o tratamento de doenças. No que se refere à história, as linhas férreas foram de extrema importância para a cidade. Isso pode ser observado no Projeto Memória, que faz uma viagem inesquecível no tempo, levando-nos inclusive à época da Maria-fumaça. Quem busca momentos instagramáveis e belas fotografias, a dica é o Morro do Cruzeiro e sua vista maravilhosa.
Indaiatuba: 1h30 separam São Paulo de um dos principais polos econômicos do interior

Indaiatuba
Sabe qual é o lema de Indaiatuba? ‘Nosso sol tem calor de amizade’. Isso é fato: a cidade entrega o clima ideal para quem deseja momentos amistosos. Repleta de bares e opções gastronômicas para investidas noturnas, durante o dia é possível visitar o Parque Ecológico (que corta a cidade em 80% de sua totalidade) e o Parque Temático (anexado a ele), com animais gigantes de fibra compondo a paisagem. Já no Casarão Pau Preto estão a Biblioteca Pública, a Fundação Pró-Memória e o Museu Municipal. O Museu Ferroviário é outro atrativo bastante visitado. Situada ao lado do aeroporto de Viracopos, Indaiatuba tem se destacado como um dos principais polos econômicos do interior.
Interior de São Paulo: muito a oferecer!
Notou como não há necessidade de percorrer longas distâncias no intuito de eliminar o estresse? Os 15 lugares para conhecer no interior de São Paulo por si só trazem características únicas, tanto para quem precisa relaxar quanto para os que buscam por uma rotina diversificada.
E se você deseja um merecido descanso, porém, não abre mão da comodidade, que tal optar pelo aluguel de carro ao idealizar um desses destinos? A www.carroaluguel.com é a rota certa para quem quer economia e conforto, com parcelamento em até 10x sem juros, pagamento somente na retirada do veículo e a garantia do melhor preço e disponibilidade. Visite o site e faça você mesmo a comparação, optando pela proteção e conveniência em todos os momentos das suas viagens!
Lugares lindos, mesmo
Sugiro para próximas sugestões dois municípios: Apiaí e Iporanga região das cavernas no Alto Vale do Ribeira
Realmente, o Brasil tem lugares abençoado pelo criador do universo.